quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

O super poder das Fibras






Elas eliminam gorduras, regulam o intestino e protegem contra doenças.




Oi queridos tudo bem? 😍


Hoje vou falar um pouco sobre a importância dos alimentos ricos em fibras e explicar como eles são essenciais para mantermos um bom funcionamento intestinal contribuindo para uma vida mais saudável.

As fibras possuem duas classificações conhecidas, elas são: solúveis e insolúveis. Cada classificação tem seu papel no desempenho e atuação no organismo, agindo de forma diferenciada, contribuindo para a nossa saúde num todo.

Fibras solúveis:

As fibras solúveis são encontradas principalmente nas frutas e vegetais, elas têm como a principal características a absorção de muita água, ela se transforma em uma espécie de gel que é capaz de eliminar as gorduras das artérias, evitando que sejam absorvidas pelo intestino.
Além disso, esse tipo de fibra causa o retardo na absorção dos carboidratos e gorduras, mantendo uma sensação mais prolongada de saciedade, auxiliando na diminuição das taxas de LDL (colesterol ruim) e no controle da glicemia.


Os principais benefícios das fibras solúveis são:

  • Diminuição do apetite porque levam mais tempo no estômago;
  • Melhora do intestino porque hidrata o bolo fecal, sendo útil para diarreia e para prisão de ventre;
  • Diminuição do colesterol LDL e total, e dos triglicerídeos porque diminui a absorção de gordura dos alimentos;
  • Reduz a absorção de glicose dos alimentos, evitando a diabetes tipo 2;
  • Diminuição do risco de síndrome metabólica
  • Diminuição as espinhas deixando a pele mais bonita porque melhora a eliminação das toxinas do corpo. 

Alimentos com mais fontes de fibras solúveis:

Legumes, aveia, cevada, laranja, batata doce, tofu, abacate, aspargos, couve-de-bruxelas, figos secos, pera entre outros.

Fibras insolúveis:

As fibras insolúveis têm como característica não absorver água, elas passam pelo estômago sem sofrer alterações. Essas fibras são formadas por celulose, hemiceluloses e lignina, que são responsáveis pelo aumento do bolo fecal e promovendo um melhor funcionamento do trânsito intestinal, estimulando os movimentos peristálticos, fazendo com que a comida passe mais rapidamente e com maior facilidade pelo intestino.


Os principais benefícios das fibras insolúveis são:

  • Manter o trânsito intestinal regular e combater a prisão de ventre;
  • Prevenir hemorroidas, por facilitar a eliminação das fezes;
  • Prevenir câncer de cólon, por reter substâncias tóxicas que são ingeridas;
  • Reduzir o contato do intestino com substâncias tóxicas, por fazer com elas passem mais rapidamente pelo intestino;
  • Ajudar a emagrecer, por dar maior saciedade e retardar a sensação de fome.

Alimentos com mais fontes de fibras insolúveis:

Farelo de trigo, semente de linhaça, feijões, ervilhas, lentilhas, uva-passa, grão-de-bico, nabos, vegetais, framboesas, oleaginosas, maçã, morangos entre outros.

Além desses alimentos, deve-se consumir regularmente frutas com casca e bagaço e vegetais em geral pois são importante para fornecer uma boa quantidade de fibras na dieta e obter os benefícios desse nutriente.

Dicas

  • Para quem não está acostumado a consumir fibras com frequência, é aconselhável fazê-lo aos poucos. O aumento repentino delas na alimentação pode causar gases, cólicas e diarreia. Dê um tempo para que seu organismo se habitue.
  • Conforme for aumentando a quantidade de fibras, faça o mesmo com a água. As duas funcionam bem em conjunto. A água tem a função de “empurrar” as fibras pelo tubo intestinal. Caso contrário, ao invés de promover alívio na constipação intestinal, as fibras irão provocá-la.
  • O cozimento excessivo de alimentos fibrosos podem comprometer suas propriedades.
  • Quando se consome alimentos com fibras em excesso, pode ocorrer um aumento na fermentação, devido às bactérias presentes em nossa flora intestinal, e isso pode causar flatulência.
  • Prefira alimentos naturais. Os alimentos industrializados nunca terão a mesma qualidade, nem a quantidade de fibras que seus comparativos frescos.
A quantidade de fibras alimentares totais consumidas diariamente deve ser aproximadamente 25g, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).  


Queridos espero que vocês tenham gostado das dicas de hoje!😍


Caso tenham alguma dúvida ou sugestão deixe seu comentário! 

Ficarei muito feliz em te responder!

Beijinhos e até a próxima!🍉




0 comentários:

Postar um comentário