domingo, 17 de fevereiro de 2019

Conheça os alimentos que comprovadamente fazem mal à saúde.

Conheça os estragos causados pelos salgadinho de pacote, bolacha recheada, refrigerante, embutidos e macarrão instantâneo.



Oi queridos tudo bem?😍

Conheça hoje os alimentos processados  mais consumidos pela população, eles costumam ser saborosos com baixo custo e fácil acesso, o que leva a dependência de seu consumo e grandes malefícios para saúde!

Muitos estudos comprovam os seus malefícios dos alimentos processados e a sua relação com o desenvolvimento de doenças crônicas, doenças cardíacas, tipos de câncer, obesidade entre outras associadas a ingestão desse tipo de alimento.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversas pesquisas em nutrição e saúde pública, já alertam para esse problema em diferentes regiões do mundo.
Infelizmente os meios publicitários influenciam bastante na escolha do público, eles insistem veicular informações incompletas e incorretas sobre esses tipos de alimentos, vistos pelo consumidor como práticos e saudáveis, mas que na realidade escondem uma baixa qualidade nutricional no qual devem ser evitados!

De acordo com o ministério da saúde, os alimentos processados que mais fazem mal à saúde, trazem na sua formulação aditivos como: estabilizantes, corantes, conservantes, edulcorantes e aromatizantes e ingredientes em excesso como: sódio, açúcar, gordura vegetal hidrogenada.

Conheça as consequências negativas e os males para a saúde, associados aos alimentos processados mais consumo pela população:

Salgadinhos de pacote

Esses salgadinhos, normalmente são ricos em gorduras do tipo vegetal hidrogenada (gordura trans). Mesmo que sejam feitos a partir de óleos vegetais, a gordura trans é tão ou mais prejudicial à saúde que as gorduras saturadas.
Eles também possuem um alto teor de sódio, o que os torna mais palatáveis e atrativos. No entanto, o seu consumo habitual e contínuo traz riscos para a saúde, favorecendo a incidência de doenças do coração e obesidade.

Bolacha recheada

As bolachas doces ou recheadas são muito ricas em açúcar simples (branco). O açúcar é utilizado para adoçar e preservar os alimentos, mas não é necessário ao organismo humano, pois ele pode facilmente ser adquirido pelos grupos de alimentos fonte de carboidratos complexos (amidos).
Mas o ser humano, desde que nasce, tem preferência por alimentos com sabor doce, o que explica o grande consumo e preferência por eles.
Os biscoitos recheados também são ricos em gorduras, em geral do tipo trans, o que agrega ainda mais risco ao consumo exagerado e contínuo.

Embutidos

Os produtos derivados de carne, como salsicha, salame, linguiça, presunto, mortadela, peito de peru, nuggets, hambúrguer entre outros, possuem quantidades extremamente elevadas de sódio e gorduras saturadas, devendo ser evitados.
Geralmente de baixo custo e de longa durabilidade, são mais práticos e acessíveis, tendem a ser os mais consumidos e preferidos quando não se possui informações adequadas sobre os seus riscos na ingestão habitual.
O alto consumo de embutidos é considerado fator de risco para diversas doenças, uma vez que são alimentos que possuem uma baixa qualidade nutricional.

Refrigerante

São bebidas industrializadas que possuem quantidades elevadas de açúcar e baixo teor de nutrientes importantes para a manutenção da saúde.
O seu consumo excessivo aumenta o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração.
Em substituição a esses produtos, é aconselhável o consumo de suco de frutas in natura.

Macarrão instantâneo

O famoso miojo ou cup noodles possui mais de 30 ingredientes na sua composição, sendo na sua maioria aditivos químicos além de possuir alto teor de sódio, gorduras e conservantes que prejudicam a saúde a longo prazo.
Seu consumo frequente estão associados ao aumento de peso, aumento da pressão arterial, problemas renais, problemas cardíacos, síndrome metabólica entre outros.

Como trocar processados por alimentos in natura?

  • Evite produtos que dispensam preparação culinária (macarrão instantâneo, sopas e salgadinhos de pacote, pratos congelados prontos para aquecer, sanduíches, frios e embutidos, molhos industrializados).
  • Prefira água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados.
  • Prefira sempre os alimentos in natura
  • Prefira a comida feita na hora (caldos, sopas, saladas, molhos, arroz e feijão, macarronada, refogados de legumes e verduras, farofas, tortas), do que as pré-preparadas industrialmente.
  • Prefira as frutas ou sobremesas caseiras, dispensando as industrializadas.


Queridos espero que vocês tenham gostado das dicas de hoje!😍
Caso tenham alguma dúvida ou sugestão deixe seu comentário! 
Ficarei muito feliz em te responder!
Beijinhos e até a próxima!🍉

 







0 comentários:

Postar um comentário